segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

"E você"

"E você, Lev Nikolaievich, você prega muito em, mas executa o que grega?" Essa é a mais natural das perguntas, que sempre me fazem; geralmente é feita de maneira vitoriosa, como se fosse um meio de fechar minha boca. "Você prega, mas como você vive?" E respondo que não rego, que não sou capaz de pregar, embora o deseje apaixonadamente. Só posso pregar pela minhas ações, e minhas ações são vis[...] E respondo que sou culpado, e vil, e digno de desprezo pelo meu fracasso em vivê-los.
Ao mesmo tempo, não a fim de justificar, mas simplesmente a fim de explicar minha falta de coerência, digo: "Veja minha vida atual e depois minha vida anterior, e você verá que não tenho cumprido a milésima parte deles, e tenho vergonha disso, mas deixei de cumpri-los não porque quisesse, mas porque não fui capaz. Ensine-me a escapar da rede das tentações que me rodeiam, ajude-me e os cumprirei; mesmo sem ajuda quero e espero cumprí-los.
"Ataque-me, eu mesmo o faço, mas ataque-me em vês de atacar o caminho que sigo e que aponto a qualquer um que me pergunta onde acho que ele se encontra. Se conheço o caminho para casa e estou andando por ele como um bêbado, ele não deixa de ser o caminho certo apenas porque estou cambaleando de um lado para outro! Se não é o caminho certo, então me mostre outro caminho; mas se cambaleio e perco o caminho, você deve ajudar-me, você de manter-me no caminho verdadeiro, exatamente como estou pronto a apoiar você. Não me desencaminhe, não se alegre porque me perdi, não grite de alegria: 'veja-no! Ele disse que está indo para casa, mas ali está ele rastejando em um atoleiro'. Não não se regozije com o meu erro, mas me dê a sua ajuda e o seu apoio".
Ap. A. N WILSON, The lion and the boneycomb: the religious writings of Tolstoy, San Fransico, Haper & Row, p. 147-8.
Extraido de Yancey. Philip, O Jesus que eu nunca conheci,São Paulo - Sp, Vida, P. 150-1.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Hoje o Brasil perde um Grande Homem de Deus!

Que Deus esteja com todos e Muita Paz, para familia do Pastor Allison Ambrósio, Meus pêsames!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Crer é Também Pensar...Jonh Stott, Martinho Lutero

Rom 12:1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Concordo, esse tema é muito rico, mesmo que não fosse sua intenção original, a reflexão. É importante, caminharmos nesse sentido, entretanto faço um adendo: que mesmo fato de a Fé ser incondicional, é pelo fato de não depende de condições, pois o que importa é a Fé(tema de meu amigo seco), http://evangelhobarato.blogspot.com/2010/01/com-finalidade-de-se-protejer-israel-se.html, e não que não possa ser questionada ou racionalizada e/ou reflexiva, porque quando falamos de fé racional reflexiva, falamos de Filosofia, sim, não devemos ter medo de admitir isso!
Pois é o que estamos fazendo agora filosofando a nossa Fé, veja só:
filosofia: .s. f. 1.Amor pelo saber, e, particularmente, pela investigação das causas e dos efeitos.
2. Sistema particular de um filósofo célebre, de uma escola, de uma época.
3. Elevação do espírito, razão, resignação, que nos coloca acima dos acidentes da vida, dos falsos preconceitos, do amor das riquezas, etc.
4. Amor ao saber; sabedoria.

filosofar: Discutir, raciocinar sobre assuntos filosóficos e/ou profundo.

Vamos sim! sem reserva pensar a nossa fé, pela renovação da nossa mente!
Assim seremos cristãos Inteligentes. Fiquem com Deus e na Paz.