domingo, 26 de dezembro de 2010

Os 3 Desejos

Em Gibeão apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos,e disse-lhe pede o que queres que eu te dê. I Reis 3:5

Muitas pessoas mesmo sabendo que não existe GÊNIO DA LÂMPADA, mesmo assim sonham pelos 3 desejos. Então lhe pergunto: Qual seria sua reação se alguém lhe fizesse esse pergunta, a mesma feita a Salomão? Creio que a resposta sua, não diferente de muitos, seria talvez a que eu também daria. Movido por nossas necessidades pediríamos que a suprisse todos, mas com Salomão não foi assim, ele ponderou para responder. Talvez como alguns fariam, também. Ele colocou o material e o secular de lado e pediu algo que só Deus seria capas de dá-lo. A SABEDORIA(v.9). Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal, porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
Deus se alegrou pela resposta de Salomão e lembrou a ele o que poderia ter pedido, e deu o que pediu: (V12,13a) eis que faço segundo as tuas palavras. Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará. Também te dou o que não pediste, assim riquezas como glória.
E o que não pediu, o Senhor o presenteou como o bem material e secular:(V13). Também te dou o que não pediste, assim riquezas como glória; de modo que não haverá teu igual entre os reis, por todos os teu dias.
O GÊNIO DA LÂMPADA não existe, para tristeza de alguns, mas para alegria de todos, Deus é o mesmo. A sua resposta a pergunta dEle, é a mesma? Saibas o que você abdicar pelo Reino de Deus, Ele te dará de presente, se houver realmente sinceridade do seu coração. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todos estas coisas vos serão acrescentadas (Mt 6:33)

Herbert Amorim

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Descobrindo a Excelência nos relacionamentos.

Rom 12:1 - O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Excelência Significa: Superior, notável, elevado, privilegio e notável.
Obs.:
I - Antes de entendemos a excelência nos relacionamentos. Devemos entender o porquê, que nos relacionamos.
Em Gênesis 2:18 nos da um esclarecimento.
E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
A) Mesmo que aqui neste texto esteja denotando especificamente a Adão, é uma lei pra humanidade como um todo, pois o ser Humano não é um ser que vive o isolamento com tranqüilidade e sanidade.
B) Aproveitando o ensejo de usarmos o Adão como referencia, há outra lição a aprender que reforça a afirmação: de que nos relacionamos porque não fomos feitos para o isolamento, mesmo quando o homem deixar a casa dos pais apega-se a sua esposa. V24 - Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. .
C) Caso deixemos a casa dos pais por outros motivos sempre nos apegamos a outros grupos, pois a conclusão que chegamos é que fomos criados para viver mos em comunidade.
II – Então chegamos ao tema, já que fomos feitos para nos relacionarmos. Como descobri a excelência nos relacionamentos?
1º Lição é: Temos que aprender que, quem quer ter excelência nos relacionamentos tem que rejeitar o individualismo secular.
Obs: Mesmo quando rejeitamos o individualismo, temos que ter cuidado com a concorrência, disputa e competição. Leiamos em Rom 12:2:
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
A) No meio secular aprendemos que o outro é meu concorrente e meu rival.
a. Eu como Cristão rejeito o individualismo. Rom 12:14 - Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
b. Todavia mesmo eu Cristão, que rejeita o individualismo, posso ceder a competição.
c. Formar um grupo para competir com outros grupos e comum no meio cristão. Mas a palavra me alerta quanto a isso: Rom 12: 10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
B) No há ENEM, Vestibular, Aluno nota 10, recrutamento para vagas de emprego, empregado do mês, o filho mais quieto da família e o mais inteligente
a. Toda via na igreja devemos querer o bem do corpo, isto é da igreja. 1 Co 12:26,27 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
b. A uma lei natural: Se um corpo humano cresce, cresce todos os membros. Ef 4:15,16Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

2ª Lição: Se somos seres que vivem em comunidade, nós não podemos dizer que só precisamos de Deus. 1 Jo 4: 20, 21 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.
A) Pode até haver cristão chateado com outro, mas cristão intrigado a ponto de querer se vingar! Não é bíblico não e cristão. Ef 4:26,27 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Rom 12: 10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
B) É imperativo irmão! A excelência nos relacionamentos. Rom 12:9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
3ª Lição é: Como procedemos para excelência: Rom 12
A) Não tenho que ter receio de falar de minhas dificuldades, meus defeitos ou minhas fragilidades. V13 Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; - isto é, abri minha casa minha vida.
B) Devemos orar pelos que nos criticam, isto é, por quem não nos damos bem. v 14 Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
C) Devemos concordar, pesando no todo: V 16a Sede unânimes entre vós;
D) Não devemos ser orgulhosos soberbos: 16b não ambicioneis coisas altas,
E) Sempre procurar as coisas simples: 16c mas acomodai-vos às humildes; 16c
F) Não sermos presunçosos, nem arrogantes: v16d não sejais sábios em vós mesmos;
G) Não devemos pagar o mal com o mal: v 17a A ninguém torneis mal por mal;
H) Procurar fazer o que é correto aos olhos de todos: v17b procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
I) O que estiver ao meu alcance, pelo bem. v18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
J) Nunca se cansar do bem v21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Obs: Que excelência há em tanta renuncia, nos relacionamentos? Pode ser sua pergunta agora! Vamos a próxima lição.
4ª Lição é que se somos criado para comunidade, somos criados também para comunhão, não para sermos ilhas.
A comunhão nos proporciona a excelência nos relacionamentos.
A excelência relacionamentos nos trará:
1. Cura.
A) Quando confessamos a Deus recebemos perdão: 1 Jo 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
B) Toda via quando confessamos a um irmão recebemos a cura: Tiago 5:16. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
2. Amigos maiores que irmão.
A) Na amizade há doação a retorno, isto é reciprocidade. Pv 17: 17 Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.Pv 18:24 O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.
3. Mensagem é Transmitida:
Pv 17:20-21 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

4. A igreja cresce em numero e em relevância.
Atos 2: 44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. 47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
5. Há providencia também se ganha companhia.
Atos 2:45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. 46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

6. Há ombros para chorar a abraço pra se alegra.
Rom 12:15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;

7. Dar sentido sentimento de pertencimento. João 17: 16 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. 22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. 23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

A excelência nos relacionamentos estar em.
A) Saber que não fomos criados para o isolamento.
B) Que devemos rejeitar a individualidade e concorrência secular.
C) Entender que não há amor a Deus se não houver amor ao irmão.
D) Que devemos proceder com renúncias e compreensão.
E) Uma comunhão pura e nisso ganharemos:
a. Cura, irmãos, a certeza de sermos testemunhas fieis, há aumento da igreja, há companhia, providencia, compartilhamento, relacionamentos marcados pelo amor fraternal, há sentimento de pertencimento.
Obs: O meu bem, so será bem de verdade se for bem para o outro também.