segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Qual relevância da Teologia Bíblica do Antigo Testamento para a missão e para a espiritualidade cristãs?

Uma pergunta a mim feita! Is 40-55.

Percebo que olhando a similaridade atual da espiritualidade cristã com o povo de Javé, do AT, diante de um mesmo desafio: Que foi e é, a necessidade de redescrisão da identidade de povo de Javé, em meio ao domínio e sincretismo babilônio, se faz necessário diante da dominação pseudos-cristã-sincretistas de hoje. Essa resdecrição de identidade também.
Então a partir dessa ótica podemos encontra No AT, pela teologia bíblica e a utilização dos eixos do AT, a retórica necessária para uma retomada do entendimento da identidade verdadeiramente cristã, em um linha que só Javé reina e o único soberano, não se escraviza a interesses da nação, não divide sua gloria com (sacerdotes) pastores e (tribo) denominação, regando com a boa-noticia que o Servo de Javé estar entre nós, ressurreto e vivo, Jesus, que liberta os escravos do pecado, assim como Ciro libertou os escravos cativos, da babilônia, todavia Jesus não é só um um enviado apenas, mas é o Cristo o Mésias. Entendo que se tem muito mais a se dizer, o que você diz?

Por Herbert Amorim.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Continue fiel!

Uma pessoa fez essa pergunta:
- Incerteza. Se o autor do texto em estudo quer dizer que Javé confundia seu povo em sua maneira de agir para com eles, então me explica, por ventura hoje não acontece a mesma coisa? Acaso alguém tem certeza total dos planos de Deus para sua vida no memento?
A sua pergunda foi dirigida a um grupo de discussão que participo. Sei que mesmo diante de uma reflexão teologia, do agir de Deus, no Antigo testamento, curso que participamos, sua pergunta é pertinente, e exige uma resposta concreta, quero compartilha minha resposta. Sei que pode ajudar também você.

Entendo que a questão não é se Javé confundia com sua maneira de agir mas, se confiamos na sua fidelidade mesmo diante da sua imprevisibilidade no modo de agir. Cada Homem é impar e Javé é impar, e age de forma impar! Cada milagre é único. Não há receitas prontas eis ai o desafio da fé.

Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.
2 Timóteo 2 : 13

Amem!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Porque Javé é Fiel, mas não previsível?

Entendo que a fidelidade de Javé não o congelou em bitolas de atuações, o que O tornaria previsível.

Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Habacuque 2:4.

Parafraseando a citação do prof. Júlio P. T. Zabatiero, na disciplina deTeologia do Ant. Testamento, Pg. 5, subtema: Imprevisibilidade, na apostila A imprevisibilidade fiel de Javé, a qual gerou toda a minha reflexão, digo: - A imprevisibilidade de Javé é o que lhe protege de ser reduzido a um amuleto por seu servos.
Não querendo ser redundante, creio que ainda posso afirmar que, também a atuação da fidelidade de Javé é o que o torna imprevisível, entenda, digo isso em relação a manifestação de sua fidelidade que é a própria imprevisibilidade fiel em ação.

É Verdade que Deus devolve a auto-estima, e valoriza o homem(povo), mudando-o, sim, até o pensamento de si mesmo, tudo isso pelo seu amor pactual, hesed de Javé. Ele lembra do seus compromissos por sua imprevisibilidade fiel, mas não esqueçamos de dizer que faz isso re-significando-o, não quero ser contraditório apenas salientar o subentendido, também que essa valorização passa pelo âmbito de uma nova atitude, agora com sua auto-estima renovada e o entendimento, a graça é vivida com responsabilidade e gratidão.

Por Herbert Amorim