sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Qual a sua? Qual seu lado?

Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Apocalipse 3:16

Baseado no que me foi proposto, nessa semana, para um debate:

- Em sua opinião, esse tipo de "compartimentalização" e "substancialização" representam perigos para a espiritualidade cristã? Quais?

Sobre a afirmação que: - É comum inferir da teologia paulina a existência de duas ou três "substâncias" (corpo e alma, ou corpo, alma e espírito), componentes do ser humano, e que normalmente geram posições tais como a chamada "dicotomia" ou a "tricotomia".

Entendo que como todas as posições sobre Deus, Jesus e Espirito Santo, também são baseado na escritura onde os pensadores tiraram suas conclusão.
Que são:

Trindade, Unicismo ou Unitarismo

Trindade:

São três Pessoas, individuais, distintas e separadas, embora perfeitamente unidas, e para todos os intentos e propósitos, podem e são consideradas como Uma Cúpula-Criadora Eterna.

Unicismo:

O Rei Messias é, na verdade, o próprio Pai, e, eventualmente, o Espírito Santo também; em outras palavras, uma Pessoa atuando em três diferentes papéis.

Unitarismo:

O Pai é o Criador Senior, enquanto Rei Messias é o Criador Júnior, ou menos em Natureza do que o Pai; o Pai é o Todo-Poderoso, enquanto o rei Messias é somente Poderoso.

Todas essas posições sobre Deus, dissem seus defensores, é a certa.

Há quem diga que sua posição, em relação ao homem, seja a certa, também.

Eu creio na trindade, e a defendo com fundamental. Também creio na posição de que dentro da teologia de Paulo, há a fala da integralidade humana, e que corpo, alma e espirito são dimensões desse ser como todo. Somos a imagem e semelhança do nosso Criador.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Gênesis 1:26


Não creio no homem como substancia diferentes que juntas formam a pessoa defendida na dicotomia e na tricotomia.


Sobre a afirmação que: É comum inferir da teologia paulina a existência de duas ou três "substâncias".
Então cabe a nós identificarmos qual das posições é a fundamental.
Acredito que mesmo havendo espaço para discussão e debate, o que representa perigo para a espiritualidade cristã estará em não saber qual o nosso lado dentro do debate e aceitar tudo como correto, isto é, ceita a pluralidade, como defendem alguns que todos cominhos levam a Deus.

É imprescindível que saibamos qual o nosso lado, assim como em relação a Deus, tenho que ter minha posição. Mesmo que haja diversidade de posições.

Apenas uma reflexão!

Um fato que percebo na composição da pessoa de Deus e do Homem, pós ressurreição, é que na pessoa de Deus há um novo elemento, o Corpo de Jesus, e nos homens, os quais recebem a Cristo, como seu salvado e Senhor, ha a pessoa do Espirito Santo, um novo elemento também. Significa uma outra composição?

Por Herbert Amorim.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Reino de Deus.

Lc 17:20-21 E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.
Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.

Reino de Deus é uma realidade presente, através dos discípulos de Cristo que assim entraram nele Cl 1:13, ao mesmo tempo também é uma herança legada ao povo de Deus, que ingressaremos quando Cristo vier II Pe 1:11. Tem a ver com um reino da absoluta justiça, de intrépido amor, de reconciliação universal e paz eterna.

A primeira vista parece paradoxal, pois, Mt 26:18 anuncia a proximidade, em Jo7:6 diz que ainda não chegou, e Mc 26:18 que estar cumprido. Como conciliar estes textos? O ainda não mantém a igreja alerta e consola, mas o agora realizado na cruz e a ressurreição que da consistência a esperança. O Espírito Santo é primícias da plenitude do reino futuro; é antecipação, no agora, do cumprimento peno da promessa do ainda não. O reino é pró-vida e anti-morte, boas novas e perdão dos pecados e é a presença do espírito na igreja.

A vocação e a obediências são as exigências do Reino de Deus, e tem sua referencia na nova criação, e se relaciona a todos os níveis da vida. Todas as características que estar para plenitude, também estar na antecipação do Reino, tanto no individual como em tudo que se relaciona ao coletivo da Igreja.

A igreja coloca-se dentro do processo do tempo bíblico e reconhece a dimensão presente e futura do reino de Cristo quando exclama "Maranata"(Vem Senhor Nosso!). Esta exclamação litúrgica tem sentido de "Vem logo" e "Vem agora em nosso meio".
Cada vez que a igreja celebra liturgicamente sua fé, recorda o evento da cruz e seus efeitos para os que creem (o "agora") até que Cristo venha (o "ainda não"), e se antecipa no tempo quando celebraremos juntos o banquete escatológica, na consumação do reino Lc 22:16.

Fonte: FUV - Modulo de Teológica do NT.
Uma síntese da teologia neotestamentária.
de Júlio P T Zabatiero
Por Herbert Amorim

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Continue sempre!

Se Cristo vai conosco, então vai tudo bem, devemos ficar sempre no caminho, mesmo que as vezes rastejando, pois um dia ficamos de pê!

Heb. 12,1-2. Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.


Nunca desistamos, sempre caminhemos avante, nos ergueremos, mesmo que tropecemos ou caiamos, é fato que, nos levantaremos! Não ficaremos prostrados.

Heb 10,36-39. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.

Caminhe sempre, porem caminhe em direção a Cristo!

Por Herbert Amorim.