terça-feira, 29 de novembro de 2011


Na perspectiva do papel da igreja evangélica no Brasil e os caminhos que ela deve seguir no futuro próximo, a fim de ser cada vez mais relevante e fiel ao Evangelho.

Apos uma leitura nos conteúdos históricos literários  oferecidos pela Faculdade em que curso Teologia, percebo que a igreja em primeira mão deve apavorar-se com os acontecimentos hodiernos. Num olhar para historia da igreja perceberemos que não é novo o que estar acontecendo atualmente, no que se diz respeito à irrelevância da igreja nos meios sociais e descrédito em sua mensagem, em forma diferente sim, isto é, em relação ao cenário e protagonista talvez, mas não nos fatos históricos propriamente ditos. 


O cristianismo nasce em um momento histórico do Império Romano, politeísta, mas onde havia a permissão de uma religião que se gabava de ter Deus no centro de suas decisões,  Judaísmos, todavia só frutavam e oprimiam em sua forma legalista, pregavam um Deus legislador tirano, que deve ser temido. Cristo vem, esta época, com uma nova proposta a Graça, fala da redenção, da justificação, pelo amor, e não pelas obras, traz um olhar para Deus como Pai, atrai multidão. Nasce assim à igreja cristã que com a continuidade, pós ascensão de Cristo, e alguns séculos depois, já institucionalizada, parece ambígua, prega a mensagem de Cristo, mas volta as praticas Judaizantes. Em todas essas épocas o mundo é mitológico e supersticioso, os religiosos se colocam hierarquicamente como sabedores, opressores, por suas posições privilegiadas, são e dominadores da interpretação em meio a uma população ignorante que é privada do conhecimento divino. 


Estabelece-se a reforma com uma mensagem que parece resgatar o que Cristo deixou aos primeiros cristãos, novamente atrai multidão. A igreja avança mais e mais em espaço geográficos continentais maiores. Divide-se as instituições o estado, a igreja e a ciências. Poe o homem na busca do saber, desmistificando o sacerdócio, quebra o supersticismo. A interpretação estar acessível ao leigo, ao ignorante e ao que era privado.  A mensagem e resgatada a Graça, fala-se da redenção, da justificação, pelo amor, e não pelas obras, traz um olhar para Deus como Pai um Deus pessoal, mensagem é nova. Não na proposta mas, na perspectiva.  


Mais uma vez o tempo a historia influencia a igreja, digo as pessoas, que se dizem Cristãs, e alguns precursores da reforma, também, a sedução das antigas formas atrai, e agora um emaranhado de todos os paradigmas, já até então existente. Tudo isso em um cenário histórico agora informado, não mais mistificado, individualizado, secularizado e plural.  Cria-se agora um sujeito que, não mais pela ignorância, mais pela sua própria decisão sente-se livre para adora o que queira e assim deseje.


Parece que a mensagem Cristã protestante, também agora, ficou obsoleta. Nesse breve e raso resumo da historia, pois não tenho presentões sociológicos em culturais mas, apenas inspirativas. Digo que já estar mais que comprovado se insistirmos nesses modelos antigos em momentos novos seremos irrelevantes em nossa era. Já diz o sábio: Não há nada mais insano do que fazer as coisas sempre da mesma maneira e esperar que os resultados sejam diferentes”. (Albert Einstein)


Não é a instituição, não são os dogmas, nem os rituais, não são os clérigos, não é dominação, e nem o medo do místico, mas a mensagem da Graça a mensagem da Cruz é a resposta para mundo.  Não é o modelo mas, o principio. 


Por Herbert Amorim

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Nunca Desista da Vida - Louvor Sorria Comunidade das Nações




Sei que este vídeo pode ajudar, e muito, a quem precisa de uma esperança.
E ele traduz  a ideia falada do que também proponho nesse blog.


Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:
Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.
Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! 
Lamentações 3:21-23



Deus nunca desiste de nós, mesmo que essa ideia venha em nossa mente, sempre a uma saída! 
E poque tenho que desistir? De mim?


Meus desejo é que todos encontrem a saída! 


Pai, ajuda essa pessoa que estar lendo essa mensagem e vendo esse vídeo, em nome de Jesus Amem!!!!


Herbert Amorim  

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Amanhã... Será Um Novo Dia!


"... amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós" 
(Josué 3:5).
Um homem sofreu um acidente e, não podendo se mover, tinha que passar os dias inteiros em um leito. Após um longo período na cama, um amigo que lhe fazia uma visita, perguntou: "Quanto tempo você ficará assim, sem poder sair da cama?" 
Sua resposta foi: "Somente um dia de cada vez." 
Quantas vezes já nos queixamos por um problema enfrentado, murmurando a todo momento pela longa espera de uma solução? 
Quantas vezes nos lamentamos diante de Deus, reclamando por uma bênção que nunca chega? 
Quantas vezes já dissemos que todos os sonhos dos outros são realizados, menos os nossos? 
Somos pessimistas por antecipação, somos azarados por antecipação, somos frustrados por antecipação, somos derrotados por antecipação, Deus se importa com todos e não conosco...

O melhor a fazer, para nossa alegria e prazer, é viver um dia de cada vez. 

Se estamos tristes,  tenhamos fé de que amanhã tudo será diferente. 
Se estamos alegres, estejamos prontos para experimentar muito mais alegria amanhã. 
Se uma tentativa foi fracassada, creiamos que a vitória nos espera no dia seguinte. 
Se hoje nos chamam de derrotados, glorifiquemos ao Senhor porque, no final, sempre seremos vencedores. 
Ele prometeu e precisamos confiar em Suas promessas.
O nosso texto inicial fala que Deus iria fazer maravilhas, no meio do povo, no dia seguinte. 
E eles precisavam apenas santificar suas vidas. 
Da mesma forma, Deus quer transformar o nosso dia de amanhã em um dia de grandes maravilhas e bênçãos. 
Precisamos apenas crer, colocar a vida no altar de Deus e dormir tranquilamente.

Amanhã será um novo dia. Comece a se alegrar desde hoje.

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.
Jeremias 29:11

Msg recebida de Rosalia Bueno. 
Exodus Brasil