sábado, 15 de setembro de 2012

Ainda há esperança

Há um ditado popular que diz que: “A esperança é a última que morrer.”

Somos-nós a geração das dores, das inversões de valores e do aumento da violência. A nossa presente era é marcada pelo perigo de bombas nucleares, dos ataques terrorristas, das trajédias naturais, das famílias em crise e da aceleração da ruína moral da sociedade. Porém diante de tudo isso a esperança que vem da parte de Deus pode mudar a nossa visão do presente e do futuro, trazendo alegria e paz ao nosso coração. Em meio a qualquer situação, lembre-se: Cristo é a única esperança para o ser humano. J.D. Thomas compatilhou em uma de suas palestras que era seu costume sempre perguntar às pessoas que o buscavam para aconselhamento se elas tinham esperança. Quando a pessoa respondia que sim, então ele sabia que seria mais fácil aconselhá-las. Quando respondiam não, então seria difícil. 

Pessoas sem esperança acabam dominadas pela ansiedade, pelo desânimo e pelo medo de viver. Algumas deixam de planejar e de Sonhar, pelo fato de não ter forças para continuar. Muitos passam por tal situação, onde olham para o mundo ao seu redor e só conseguem ver adversidades. Olham para o futuro e não enxergam nada que lhe traga esperança. Na Bíblia tem a História de um profeta chamado de Jeremias que passou por essa experiência. Onde em Lamentações 3.18 ele declarou: “Já pereceu a minha força, como também a minha esperança.” O profeta Jeremias estava vivendo dias muito difíceis e havia perdido toda a sua esperança. Talvez esse seja também o quadro em que você se encontra hoje, diante situações difíceis na família, no trabalho, na vida sentimental, nos estudos e principalmente na vida espiritual.

O Profeta Jeremias não desistiu de lutar por seus objetivos! Em Lamentações 3.21 ele diz: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” Por que razão alguém declararia não ter esperança e de repente se esforçaria para lembrar-se de algo que pudesse restituí-la? Jeremias responde: “A minha poeção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei Nele” (Lm 3.24). A mudança radical de Jeremias vem do fato de que ele se lembrou de Deus. Em meio à desesperança, ele disse a si mesmo: “Eu esperarei no Senhor”. Segundo Ernesto Sábato, “A esperança não será a prova de um sentido oculto da Existência, mas uma coisa que merece que se lute por ela?” Jeremia encontrou esperança em Deus. A palavra esperança está ligada ao verbo esperar. A psicologia demonstra que aí está um grande problema para a humanidade: não saber esperar. O futuro parece aos olhos humanos como algo inserto e inquietante. Por exemplo: que curso fazer, qual será o meu futuro profissional, conseguirei alcançar os meus objetivos e com quem casarei?... 

Segundo o psicólogo Americano Myers, “A ansiedade é um frio na alma”. Esta é realmente a sensação de quem está ansioso e inquieto. Há um remédio para vencermos essa sensação: a consciência de que Cristo cuidará de nosso futuro. Jesus Cristo prometeu estar conosco todos os dias (Mt 28,20). Ele também disse: “não vos inquieteis com o dia de amanhã” (Mt 6.34). A ansiedade tem causado stress, depressão e desejo de cometer o suicídio. Segundo aponta os dados de um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), Uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos no mundo. Cerca de um milhão de pessoas acaba tirando a própria vida anualmente, onde cerca de 55% têm menos de 45 anos de idade. Para efeito de comparação, só em 1959, estima-se que 60% dos suicídios eram praticados por pessoas mais velhas. O suicídio ocupa a terceira posição entre os principais motivos da morte de pessoas entre os 15 e 44 anos. A segunda menos faixa etária é entre jovens de 10 a 24 anos, o suicídio hoje cometidos por jovens é um problema social gravíssimo.
A Bíblia diz que Deus nos oferece uma “viva esperança” (I Pe 1.3). Por que não vivê-la em nosso dia a dia? Pesoas sem esperança são pessimistas, negativas e fatalistas. Para Aristóteles, “A esperança é o sonho do homem acordado”. Muitos depositam a sua confiança em homens, alguns na sociedade e outros na religião. Mas nem o homem, nem a sociedade e nem a religião podem trazer uma perspectiva de dias melhores para o ser humano. Só Cristo é a real esperança para esta sociedade ordierna. Há onde você tem depositado a sua esperança? 

Pr. Clécio Uchoa
Atílio Vivacqua - ES
Fonte:http://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/ainda-ha-esperanca


Leitura indicada por mim: Agora, pois, SENHOR, que espero eu? A minha esperança está em ti.  Salmos 39:7