domingo, 14 de setembro de 2014

Amigo estudante cursa uma cadeira de Antropologia e me chamou pra uma pesquisa.

Leia atentamente as respostas relacionada a pesquisa.

Repostas reais de pessoas que passaram a frequentar grupos cristão evangélicos, sem confessarem ser.

Veja o que acontece. Pensei em compartilha pois queria saber: Você se arriscaria?

1. Exploração do campo.

O grupo da pesquisa:
Pessoas de grupo heterogênico de gêneros masculino e feminino, de diversa faixa etária de idade, a exemplo do maternal ao ancião, diversas etnias e de diversas classes sociais, bem como inclui o urbano e rural. 


Como é o comportamento das pessoas? 
Comportamento é religioso, dentro da heterogeneidade do grupo o que se percebe em comum e linguagem simbólica da fé e uma busca pelo comportamento ético cristão. 

Quais os códigos utilizados (roupa, atitude, formas (ou falta de) comunicação, etc.)?
Devido o grupo ser heterogênico vemos códigos visuais diversos, característicos de cada classes, dentro deste universo complexo o que se percebe é a busca pela decência apesar da diversidade, a ausência da imoralidade.  
Na comunicação verbal há enriquecimento do que peculiar do grupo evangélico cristão, expressão dialética, expressões essas de muitos desconhecida e até de certo modo estranha. Exemplo: Lavada pelo sangue, Jesus na Causa, Misericórdia, Maranata.  Estas usadas e empregadas dentro de um dialogo corriqueiro.

Qual é a sua própria sensação neste ambiente?
Um ambiente pacífico-reflexivo que reproduz ao ambiente uma sensação de bem estar, pois a uma busca de espiritualidade e conhecimento de um Deus único, quem em particular não é apenas um ser divino, que não quer ser reverenciado, mas há uma busca de relacionamento com este Deus, que se revelou na historia, e foi particular de um povo pioneiro e que devido a rejeição, deste grupo pioneiro, por quebrar seus paradigmas de anseios,  agora procura se manifestar aquele que lhe procurar.  

2. Observação como participante e tentar fazer o que os outros fazem.

Qual é a sua sensação ao atuar deste modo? 
Ao participar deste grupo e dos seus rituais me fiz atuante, me permiti sem reserva e sem construções de conceitos pré-estabelecido, me desnudei, para experimentar suas propostas, porem com um sentimento de que havia necessidade de comprovação e observação critica. Pude percebe que este meu mergulhar trouxe-me experiência emocional e sentimental, nunca experimentada, ouvir que eu não precisava fazer por mim pra conquistar uma ligação com o sagrado-divino, que um humano-divino construiu uma ponte e que pagou por minhas culpas, isso me trouxe uma sensação de alivio nunca antes experimentado, alivio esse, que sempre era por mim buscado.  

Em que a sinestesia do grupo, ao observar como participando afetou  o seu pensar, a sua visão ao mundo, sua identidade, etc.
Este atuar nos dias de pesquisa me deixou mais reflexivo do meu atuar não somente como um mero espectador, mas um protagonista de mudança, mudança esta, reflexo de mudanças interiores a partir das propostas sugeridas pelo grupo pautada da Bíblia o livro sagrado do grupo. 
Estas mudanças por mim experimentadas saíram do âmbito da emoção e do sentimento pra pratico, trazendo uma preocupação mais apurado com o próximo, como se desejasse que os outros saíssem da condição que eu estava, aquém de minha identidade enquanto ser criado.   

Qual a reação dos outros ao seu atuar? Exercício prático e Pesquisa de Campo.
Bem os outros, os veteranos do grupo, se alegrava com minha entrega e minha participação, se preocupava com minha ausência e me visitava pra que eu não desistisse de estar com eles em sua programação e como se fosse a pratica uma relação holística, isto é, eu era o grupo e o grupo era eu, é como fizéssemos parte um dos outro como um corpo e seus órgãos.  


3. Entrevista e diálogo.

• Conversar com as outras pessoas do grupo.

Tentar descobrir o porquê dessas pessoas estarem neste ambiente e atuarem deste modo.
O que a maioria busca, em suas falas, percebi é um melhoramento enquanto ser, enquanto criatura, um sentido de propósito de existência que não é correspondido por propostas sociais e culturais, como se a maioria antes de atuar como integrantes, deste grupo, dessem-se conta que a vida era muito mais do que se proponhe o Status quo. 

Qual é o objetivo (consciente)?
Uma busca por devoção, moralidade, ética em todas as áreas da vida, uma utopia platônica, ressignificação dos padrões mais elevados, a vida torna-se uma busca paciente por atingi-los, mesmo que não se possa, entretanto é buscado.  

Qual é o significado (inconsciente)?
Necessidade de ser amado por Deus, pelo sagrado, uma negação do egoísmo, e uma exaltação ao amor, uma busca pela simplicidade, desapego ao material e a paz na terra e mudança da depravação e corrupção da humanidade e da natureza. 

Toparia visitar um grupo cristão salvável, isto é bíblico. 

Aluno: Diniz, auxiliar: Herbert Amorim