Jesus é o eu sou.
Vejamos as referência do evangelho de João.
1. Eu sou o pão da vida (6:35,41,48,51); 2. Eu sou a luz do mundo (8:12); 3. Eu sou a porta das ovelhas (10:7,9); 4. Eu sou o bom pastor (10:11,14); 5. Eu sou a ressurreição e a vida (11:25); 6. Eu sou o caminho, e a verdade e a vida (14:6); 7. Eu sou a videira verdadeira (15:1,5).
Nossa vida santa e pura estará diretamente ligada a quem nós somos, assim:
1. Nossas ações, desempenho e comportamento estão ligados diretamente a quem somos, isto é, a nossa identidade.
a) porem a nossa identidade pode sofre Interferência como "traumas e abusos", e esses fatores irão influenciar diretamente em nossas ações e comportamenos.
b) nossa identidade é construída dentro do nosso convívio familiar e extra familiar, e nossos relacionamentos com nossos pais, essas relações irão determinar o nosso comportamento, ações, desempenho e como iremos viver nossa sexualidade.
c) Qualquer mudança no comportamento, por interferências, poderá gerar alterações na moral, sexualidade e ética, de cada individuo, pois o caráter e a personalidade são construídas com base nessas vivências e as interferências geram mudanças, sofismas e mentiras.
d) Alguns comportamentos gerados por essas interferências são uma busca de reparação, das necessidades não supridas no desenvolvimento, ou que não foram atendidas pelos pais.
e) Só nossa relação com Cristo, apresenta-se como restauração e redenção da identidade, de que sofreu interferências e este relacionamento com Cristo, pode levar ao estado original.
2. Cristo é o exemplo de identidade saudável:
a) Ele foi afirmado pelo Pai. Mateus 3:17
b) Ele tinha um relacionamento saudável com o Pai. João 10:30
c) Ele tinha convicção de sua missão. João 4:34
d) Ele tinha consciência da implicação da sua missão. Lucas 9:22
e) Ele tinha consciência de seu propósito. João 8:14
3. Há uma necessidade que o Relacionamento com Cristo, seja entendido pela forma redimida e não a natureza caída.
a) estamos ligado a Cristo. João 17:23
b) nossa identidade caída, não é paramento para o nosso relacionamento com Cristo. Filipenses 3:13
c) a nossa ligação com Cristo é o que ira restaura a nossa identidade, levando ao estado original. Colos. 1:27
d) se nos relacionamos com o Senhor com a identidade caída a nossa relação não será saudável, mas sim um manifestação religiosa e baseada em desempenho. Romanos 2:29
e) é Cristo ligado a nós, pela fé, que nos leva a vida original, e Ele agindo em nós é que nos fará cumprir nosso propósito. Efésios 2:8
f) e morrendo para nossa identidade caída e velha, que nascemos para a nossa nova criação e nova identidade redimida. 2 Coríntios 5:17, Marcos 8:35
g) precisamos confiar no que a palavra diz que somos, precisamos entender que a nossa ligação com Cristo nos garante e devemos nos render e colaborar com Ele para que possa agir em nós. Romanos 8:30
h) Vivemos porque Cristo, vive em nós. Gálatas 2:20,
i) precisamos ter consciência do que é a carne e o espiro, o pensamento e as intenções do coração, Hebreus 4:12
Conclusão
1. Precisamos conhecer e entender nossa identidade, para entender nosso comportamentos e ações.
2. Precisamos conhecer a identidade de Cristo.
3. Precisamos compreender nossa ligação com Cristo e como a identidade de Cristo pode restaurar nossa identidade e comportamento, sexualidade e desempenho.
4. A identidade de Cristo ligada a nossa, nos dará a convicção de existência e que restaraura a nossa verdadeira identidade.
Herbert Amorim,
pastor e especialista em aconselhamento e psicologia cristã,
terapeuta comunitário e filiado ao Exodus Brasil.
Na vida temos algumas palavras que nos trazem motivações, mas o que quero trazer são mensagens que trazem vida e que nos motivem a viver. Palavra de vida, palavra de Deus.
sábado, 7 de outubro de 2017
Reforma Protestante
Os Cinco Pilares.
Amados irmãos, nos tempos em que aprouve a Deus trazer seu povo às Sagradas Escrituras na época áurea da igreja católica, quando era na verdade uma Igreja-Estado e seus líderes estavam farisaicamente revestidos da tradição e da letra sem o espírito da letra, Deus levanta Martinho Lutero como uma flecha retirada de sua aljava contra toda impiedade e injustiça contemporânea deste e também de outros servos piedosos de Cristo Jesus. Precisamente no dia 31 de Outubro de 1517, Lutero fixa nas portas da hipocrisia ( Igreja Católica Apostólica Romana, Catedral de Wittenberg), na Alemanha, as suas 95 teses que seriam embasadas nas Escrituras, dando assim origem ao coração da Reforma Protestante: As Cinco "SOLAS"(Latin) ou os cinco "SOMENTE" (Português).
Estes são os pilares da reforma, cinco SOLA:
1- Sola Scriptura (Somente a Bíblia e toda a Bíblia):
Quando foi pedido que Lutero se retratasse, ele disse: “A menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocínio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei; a menos que assim submetam minha consciência pela Palavra de Deus, não posso retratar-me e não me retratarei, pois é perigoso a um cristão falar contra a consciência. Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; Deus me ajude. Amém”. Lutero disse isso pois a opressão dos líderes católicos era massante. A Igreja Católica colocava a tradição como equivalente na teoria; mas superior na prática; às Escrituras Sagradas pois segundo a igreja, ela tinha canonizado os livros que julgava serem santos, revelados, ela reproduziu a Bíblia, por isso tinha este domínio. A Reforma veio para dizer que somente a Bíblia e toda a Bíblia é a via de fé e prática de todo cristão, sendo a Palavra de Deus e estritamente ligada à sua Pessoa, sendo assim, superior a qualquer tradição e a pura verdade. É através das Escrituras que Cristo para nós hoje se torna revelado.
2- Solus Christus (Somente Cristo):
Não há salvação fora de Cristo, ele é o nome dado pelo qual devamos ser salvos, é o Verbo Divino, A Esperança de Israel, O Renovo de Jessé, O Messias, O Caminho, a Verdade e a Vida. Somente Cristo Salva pela graça redentora. “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12). “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6). “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Tm 2.5). Sola Escriptura só existe por causa do Solus Christus.
3- Sola Gratia (Somente a Graça):
Favor imerecido, misericórdia que se prolonga de eternidade a eternidade, capaz de salvar o indivíduo não por méritos, não por indulgências, compras de pedaços dos céus, confissões ao sacerdote, nada disso... Graça é graça, de graça, pra salvar independente das obras àquele que atende ao convencimento do Espírito Santo de que Cristo é salvação, e o produto disto é graça! Favor que nos salva de nós mesmos!!! “Somos como o impuro – todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe” (Is 64.6).“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).
4- Sola Fide (Somente a Fé):
"A fé é a razão de Deus" (Roberson Vinhali). É suficiente, particular em muitas ocasiões, mas a mesma entre os santos de Deus, é nosso escudo, é nossa espada também muitas vezes, nos possibilita a caminhar por esperança, amor, sem ver, sem vistas, mas por ela...pela fé! “O justo viverá pela fé” (Rm 1.17). “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hb 11.6).
5- Soli Deo Gloria (Somente a Deus Glória):
Enquanto a Igreja Católica Romana buscava a glória dos papas e seus liderados, dos imperadores, da prata e ouro, Deus nos faz lembrar aqui que não divide sua glória com ninguém, e como Jesus respondeu na tentação no deserto: Somente a Deus adorarás e só a Ele prestarás culto. “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor” (Is 42.8). “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Co 10.31).
Seria maravilhoso termos também estes pilares em nosso coração, é o centro da doutrina cristã!!!
Fonte: blog sementes da graça.
Assinar:
Postagens (Atom)