terça-feira, 2 de agosto de 2011

Porque Javé é Fiel, mas não previsível?

Entendo que a fidelidade de Javé não o congelou em bitolas de atuações, o que O tornaria previsível.

Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Habacuque 2:4.

Parafraseando a citação do prof. Júlio P. T. Zabatiero, na disciplina deTeologia do Ant. Testamento, Pg. 5, subtema: Imprevisibilidade, na apostila A imprevisibilidade fiel de Javé, a qual gerou toda a minha reflexão, digo: - A imprevisibilidade de Javé é o que lhe protege de ser reduzido a um amuleto por seu servos.
Não querendo ser redundante, creio que ainda posso afirmar que, também a atuação da fidelidade de Javé é o que o torna imprevisível, entenda, digo isso em relação a manifestação de sua fidelidade que é a própria imprevisibilidade fiel em ação.

É Verdade que Deus devolve a auto-estima, e valoriza o homem(povo), mudando-o, sim, até o pensamento de si mesmo, tudo isso pelo seu amor pactual, hesed de Javé. Ele lembra do seus compromissos por sua imprevisibilidade fiel, mas não esqueçamos de dizer que faz isso re-significando-o, não quero ser contraditório apenas salientar o subentendido, também que essa valorização passa pelo âmbito de uma nova atitude, agora com sua auto-estima renovada e o entendimento, a graça é vivida com responsabilidade e gratidão.

Por Herbert Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário