sábado, 13 de maio de 2017

Ser humanos e santificação da Alma.

(Marcos 17:21-23) (Mateus 15:18-20)
Introdução:
 Coração é Alma e alma é o lugar dos sentimentos. Também em algumas vezes na AT tratado por entranhas, ventre. Gn 43:20, Jó 30:27, Jr 4:19 e Pv 18:8 Nossos anseios são nossos tesouros, e onde estar nossos tesouros estar nosso coração a nossa alma. Mt 6:21

 I – Como se caracteriza o fenômeno de Corrupção da alma dentro, no processo de construção da identidade humana. Um universo opressor gera o cativo. Que, por sua vez, gerará o conflito da identidade. Na falta da verdade e da misericórdia é que se geram as feridas. Na relação pais e filhos, bem como filhos e filhos, pai e mãe. A opressão vem pela tentativa de privação da singularidade, isto é, deixar de ser si mesmo pra ser o outro, ou reduzir o outro a si mesmo. A opressão é condicional, isto é, é condicionamento. Já a repreensão é Relacional. Hebreus 12:6 Obs.: Para se romper o processo de ferir, deve se desmontar, destruído os sofismas, as meias verdades.

 II - A obra de Deus para tratar santificar a alma, começa pela conversão a Deus consecutivamente a conversão multa, isto é, dos pais aos filhos e dos filhos aos pais.
1 - Ele faz o convite pra doarmos o nosso coaração pra ele. Provérbios 23:26
A - Nosso coração deve estar em Deus. Colossenses 3:23
2 - E conversão multa, dos pais aos filhos e dos filhos aos pais. Malaquias 4:6 3
- A santificação da Alma é um processo que passa pela conversão: Prov. 16:6 a. Pela Misericórdia e pela verdade. A verdade estar para o governo, isto é, para o pai-homem, assim como a misericórdia estar para o afeto, isto é, para mãe-mulher.
O texto nos dá a ideia de uma entrega mutua, podemos entender também que não é um processo fácil, mas tem que ser realizado mesmo que seja dolorosa. 2 Coríntios 7:10 Dito isso vamos entender o que reverte esse quadro, isto é, dois atos que curam feridos:
1 – A falta de gratidão leva a necessidade de compensação.
2 – A falta de perdão leva a: dividas emocional. Obs.: Ser Grato é Ser fluido de amor, e liberar perdão é eliminar a dívida.

 III – A Santificação da alma se dá, pela verdade em amor, por meio da paz.
 Efésios 4:15 Colossenses 3:15
Verdade + Paz = Amor e
 Amor =/= de Rejeição
Rejeição gera o mecanismo de defesa.
 O Amor Restaura as Feridas de Rejeição, isto é da Alma.
 O seio da Família deve levar o lema: Do amor e da verdade.
 O Oposto de medo não é coragem, mas é amor. Dra Suzana Kramer.
 Os mecanismos de defesa são acionados pelo medo, contudo o que liberta é o amor, a palavra, é a Palavra é Jesus. 1 João 4:18 João 8:32
 Obs.: A lógica humana é comportamental a de Deus é Relacional. Mateus 11:28 Conclusão Santificação é um trabalho que Deus quer fazer em nossa alma, pois a alma é lugar da impureza, pós-queda. Ezequiel 36:26
Santificação é ser puros é ser felizes. E ser santos uma certeza de ver a Deus. Mateus 5:8-9
Santificação é uma motivação bíblica de Deus: 1 Pedro 1:15-16
Santificação é uma busca. Hebreus 12:14
Convite de Deus pra descasar Jeremias 31:25
Por Herbert Amorim
 Pastor Conselheiro
Terapeuta Comunitário
ICB, Amor em Ação e

Nenhum comentário:

Postar um comentário