quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ser Humano, um ser Racional?

Filipenses 2:3

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.

Pensei...

É o ser humano um ser animal racional, mas não deixa de ser denominado animal também, e o que mais o identifica como ser natural-primitivo na qualidade de animal é o egoísmo*. E nesta qualidade comete todo tipo de atrocidade, pois o egoísmo o leva a agir instintivamente, obscurecendo o racional. Instinto natural estes de proteção, principalmente os consangüíneo, esse egoísmo o leva a maltratar os da sua espécie, quando invadem “seu espaço”, ataca os seus sem medir as conseqüências, quando se acha ameaçado. Naturalidade essa, tão nítida, eu creio que por isso tem atravancado o processo de mudanças cristãs. Onde todo o conhecimento racional cristão: amor, paz, humildade, perdão, compaixão e modéstia são esquecidos, descartados ao simples estimulo do instinto.
Parece-me aqui o cristianismo é uma cruz pesada, pois em situação cômoda ao espaço preservado há relacionamentos afáveis, há respeito e há compartilhamentos, isto é, uma família perfeita, pois o ego estar satisfeito suas vontades estão supridas. Que logo muda tão drasticamente a simples ameaça do espaço, por divergência. Os relacionamentos afáveis dão espaço para o terreno minado, pronto para mutilar, isso se não atingir o objetivo, a morte do oponente, o respeito dar lugar ao confronto ao repudio e o compartilhamento já não existe, só o afastamento o silencio e o que era uma bela família agora é feiúra.
Como tropeçar em algo tão óbvio dessa forma é ainda achar que a racionalidade supera o natural-animal. Só a verdadeira busca pelo o conhecimento de Deus, de sua vontade e a imitação de Jesus, permitirá vencer o egoísmo que é tão anticristão. Então vos rogo, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Rm12:1,2.
* egoísmo do Lat. ego, eu s. m.,
amor próprio excessivo, que leva o indivíduo a olhar unicamente para os seus interesses em detrimento dos alheios; conjunto de propensões ou instintos que levam à conservação do indivíduo.
Herbert Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário