domingo, 3 de fevereiro de 2013

O Perdão Anula o Castigo

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.(Prov. 28:13). 

É lei de Deus tratar os pecadores com misericórdia. O perdão é obrigação do cristão, pois Deus, nosso Pai, é misericordioso. Seus filhos, portanto, devem também ser. Deus mostrou Sua personalidade aos homens através de Jesus. Vieram até Cristo todos os tipos de gente: corruptos, prostitutas, hipócritas, mentirosos...e ele os tratou com amor. Assim também devemos agir com todos, incluindo cristãos, como pastores, obreiros, etc.
O verso de Provérbios acima ensina que aquele homem, antes pecador, que se conserta e se arrepende de seus erros, alcança perdão. A misericórdia não traz castigo. Para quem se arrepende não existe castigo. Não há punição para aquele que confessa e deixa seus erros.

Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão(Mateus 18:15).

Estas são palavras do nosso Mestre Jesus. Jesus refere-se a cristãos, e também o resultado não implica em punição, pois "se ele te ouvir" resolve-se a questão. Ou seja: se aquele que pecou reconhecer seu erro e arrepender-se, basta. Está livre. Este é o procedimento correto em qualquer caso, envolvendo ou não cristãos novos, antigos, autoridades religiosas, pastores, mestres, famosos...não há castigo para quem se arrepende.

A necessidade de punição ou disciplina na igreja ocorre quando o cristão não ouvir a repreensão e não se arrepender, ou nos casos de rebeldia ou insubordinação; aí sim pode haver punição. Isto quem diz é o Mestre:

Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
(Mateus 18:16-17).

Paulo, quando fala em punição e expulsão, se refere àquele que "dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer."(I Cor. 5:11), em outras palavras , mentirosos e rebeldes, que não se arrependem, mas permanecem no pecado. Porém, há nas igrejas aqueles que, reconhecendo seu erro, choram arrependidos e buscam compreenção. Estes devem ser acolhidos com amor. Mas o que se vê nas igrejas é um irmão desejando o castigo de outro. Não há paciência com os mais fracos. Não estendem as mãos aos que caíram, preferindo apontar o dedo, acusando-os. Não perdoam. Querem punir os que cometeram alguma falta. Não são misericordiosos. Se Jesus fosse como um destes, ai daquela mulher que fora pêga em flagrante adultério! Ai de todos nós, se Jesus nos tratar como tratamos os outros. Só os misericordiosos é que alcançarão misericórdia. 

Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.(Galatas 6:1).

Paulo está repetindo o ensino de Jesus mais acima. A palavra mansidão significa, calma, brandura, bondade. "Restaurá-lo com mansidão" lembra o processo que Jesus descreveu para tratar casos de alguém que pecar. É importante lembrar que os que pecam, mesmo os cristãos, são como feridos em combatee que portanto precisam de cuidado a tratamento. Só o exército destes crentes hipócritas mata os feridos. Nenhum outro grupo trata seus feridos de modo tão insensível e cruel. Um ferido recuperado torna-se ainda mais hábil e experiente na batalha. 

Existe um texto na Bíblia polêmico. Em Hebreus 6 o autor diz que não há esperança aos que caíram, que é impossível recuperá-los. 

...e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública.(Hebreus 6:6).

É óbvio que não se trata do mesmo assunto. O termo "cair" de Hebreus significa apostatar da fé, negar a fé e Jesus, sair do Caminho. É diferente de alguém sem sair do caminho cometer uma falta. Se o termo "cair" de Hebreus significasse "pecar", quem seria salvo? O filho pródigo seria irrecuperável! Lembrem-se que Deus é amor, é Pai que ama até os filhos que se desviam, os rebeldes e os faltosos. Deus deseja que TODOS sejam salvos. Os são não precisam de tratamento, e sim os doentes.

Crentes, tratem os faltosos com amor!

lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados.(Tiago 5:20).

O ódio provoca dissensão, mas o amor cobre todos os pecados.(Prov. 10:12).


Nenhum comentário:

Postar um comentário