segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A motivação é a força que move uma pessoa.

O Senhor, contudo, disse a Sam uel: Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração. I Samuel 16.7

Graça, força, alegria, sabedoria, amor e paz sejam sobre sua vida nesta noite de quarta-feira!!

Estamos acostumados a avaliar uma pessoa em função daquilo que ela produz. Seja a produtividade em palavras, aquilo que ela fala; seja a produtividade em ações, aquilo que ela faz. Mas sempre avaliamos os outros em função dos seus aspectos externos. Esse tipo de critério abrange a avaliação sobre beleza, construção de relacionamentos, se a pessoa é alegre ou triste, se ela está animada ou não, se ela é dedicada ao trabalho, e tantas outras coisas sobre as quais chegamos a uma conclusão exclusivamente observando ações, reações e palavras.

Diferente de nós, Deus avalia uma pessoa por suas motivações. Para ele, o verdadeiro valor de uma pessoa está em seu coração, em sua motivação. Assim , é na motivação que nasce o valor do que somos e do que fazemos.

A motivação definirá: a qualidade da nossa dedicação, a importância que damos às coisas e circunstâncias, o valor que as pessoas tem, as escolhas feitas, a esperança alimentada, o arrependimento dos pecados, o pedido sincero de perdão, e todas as nossas palavras e ações. Por isso, a motivação é a força que move uma pessoa!

Nosso maior problema ocorre, quando nossa produtividade externa é diferente de nossa motivação. Tal situação acarreta o que comumente chamamos de segundas intenções. Uma segunda intenção está presente quando existe uma motivação em nosso coração que é diferente do aspecto externo apresentado por nós.

Uma segunda intenção pode ou não, ser facilmente identificável. Na maioria das vezes não o é. Pelo menos para nossos olhos acostumados que estão ao julgamento pela aparência. Mas para Deus, que enxerga sempre nosso interior, não existem segundas intenções. Ele sempre avalia primeiro a intenção do coração, e não as palavras ou ações produzidas exteriormente.

Por isso, precisamos tomar cuidado com as intenções equivocadas, com as segundas intenções. Elas estão sempre presente, e podem moldar nossas ações. Uma segunda intenção, quando presente continuamente, pode nos tornar pessoas com deficiência de caráter. As segundas intenções estão presentes quando fazemos as coisas por:

· Obrigação (a motivação é a falta de opção);

· Desobrigação (a motivação é querer ficar livre de alguém ou algo);

· Recompensa (a motivação é o bem-estar, seja espiritual, físico ou intelectual);

· Status (a motivação é o reconhecimento, que é um tipo de recompensa);

· Medo (a motivação é escapar de algum tipo de sofrimento);

· Hipocrisia (a motivação é causar uma impressão diferente da realidade, uma mentira);

· Chantagem (a motivação é obter algum proveito daquela ação), e tantas outras...

As ações e palavras produzidas por motivações equivocadas nunca trazem paz, e normalmente alimentam o erro e insatisfação. A verdadeira alegria está em ser sempre a mesma pessoa, seja por dentro, seja por fora.

Que possamos viver com integralidade a vida, sendo autênticos e verdadeiros, purificando nossas motivações, e melhorando nossas ações!

No amor do Senhor Jesus,

Continua.....

Mensagem recebida 28 de julho de 2010 às 22:51.
De Marcio Francisco
Em http://adbrasil.ning.com/profile/MarcioFrancisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário