Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Apocalipse 3:16
Baseado no que me foi proposto, nessa semana, para um debate:
- Em sua opinião, esse tipo de "compartimentalização" e "substancialização" representam perigos para a espiritualidade cristã? Quais?
Sobre a afirmação que: - É comum inferir da teologia paulina a existência de duas ou três "substâncias" (corpo e alma, ou corpo, alma e espírito), componentes do ser humano, e que normalmente geram posições tais como a chamada "dicotomia" ou a "tricotomia".
Entendo que como todas as posições sobre Deus, Jesus e Espirito Santo, também são baseado na escritura onde os pensadores tiraram suas conclusão.
Que são:
Trindade, Unicismo ou Unitarismo
Trindade:
São três Pessoas, individuais, distintas e separadas, embora perfeitamente unidas, e para todos os intentos e propósitos, podem e são consideradas como Uma Cúpula-Criadora Eterna.
Unicismo:
O Rei Messias é, na verdade, o próprio Pai, e, eventualmente, o Espírito Santo também; em outras palavras, uma Pessoa atuando em três diferentes papéis.
Unitarismo:
O Pai é o Criador Senior, enquanto Rei Messias é o Criador Júnior, ou menos em Natureza do que o Pai; o Pai é o Todo-Poderoso, enquanto o rei Messias é somente Poderoso.
Todas essas posições sobre Deus, dissem seus defensores, é a certa.
Há quem diga que sua posição, em relação ao homem, seja a certa, também.
Eu creio na trindade, e a defendo com fundamental. Também creio na posição de que dentro da teologia de Paulo, há a fala da integralidade humana, e que corpo, alma e espirito são dimensões desse ser como todo. Somos a imagem e semelhança do nosso Criador.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Gênesis 1:26
Não creio no homem como substancia diferentes que juntas formam a pessoa defendida na dicotomia e na tricotomia.
Sobre a afirmação que: É comum inferir da teologia paulina a existência de duas ou três "substâncias".
Então cabe a nós identificarmos qual das posições é a fundamental.
Acredito que mesmo havendo espaço para discussão e debate, o que representa perigo para a espiritualidade cristã estará em não saber qual o nosso lado dentro do debate e aceitar tudo como correto, isto é, ceita a pluralidade, como defendem alguns que todos cominhos levam a Deus.
É imprescindível que saibamos qual o nosso lado, assim como em relação a Deus, tenho que ter minha posição. Mesmo que haja diversidade de posições.
Apenas uma reflexão!
Um fato que percebo na composição da pessoa de Deus e do Homem, pós ressurreição, é que na pessoa de Deus há um novo elemento, o Corpo de Jesus, e nos homens, os quais recebem a Cristo, como seu salvado e Senhor, ha a pessoa do Espirito Santo, um novo elemento também. Significa uma outra composição?
Por Herbert Amorim.
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